Gente Buscando Gente

Curta nossa página no Facebook

Descoberta renova esperanças das Avós da Praça de Maio

Após anúncio de que Guido fora encontrado, número de pessoas em busca de informações aumentou


BUENOS AIRES — Ainda emocionadas com a descoberta de Guido Carlotto, as Avós da Praça de Maio não conseguiram dormir na noite da última terça-feira. O jovem músico é, em parte, neto de todas elas, que — ainda esperançosas, e com idades entre 70 e 95 anos — se mantém ativas na sede da organização no número 500 da Rua Virrey Cevallos.

Acima de tudo, a descoberta do neto de Estela de Carlotto renova suas ilusões. Como não alimentar as esperanças de encontrar os netos desaparecidos, se o telefone das Avós da Praça de Maio não para de tocar?

— À noite, não consegui dormir. Cada vez que um neto novo surge, a esperança ressuscita. É uma chama que nunca se apaga — afirmou Raquel de Marizarrena, secretária-adjunta da organização, e única a chegar cedo na sede da entidade nesta quarta-feira. — Notícias como essa renovam a ilusão.

De acordo com a instituição, a aparição de um novo neto é a melhor campanha para que jovens com dúvidas sobre sua identidade se animem a procurar as Avós da Praça de Maio. A descoberta de Guido motivou, desde as primeiras horas do dia, dezenas de pessoas a se submeterem a testes de DNA.

“Quer desvendar sua identidade? Vou transferi-lo para o departamento para que lhe expliquem o procedimento”, repete como um mantra a secretária da entidade, falando ao telefone. Em seguida, toca a campainha. Um jovem se apresenta na porta da sede e pede que seu caso seja estudado. Casos como o de Ignacio Hurban, que semanas atrás contactou voluntariamente as Avós da Praça de Maio, e que nesta terça-feira soube ser Guido Carlotto, não são os mais comuns.

— Esse é apenas o quinto caso, em oito anos, solucionado a partir de uma apresentação espontânea — afirmou uma funcionária da entidade. — Mas hoje o telefone não parou de tocar, e sabemos que meses de forte trabalho vêm pela frente. Acontece cada vez que um neto é encontrado, e muito mais agora, pela repercussão do caso. Muitas vezes ops netos não sabem que não são filhos biológicos de seus pais. Por isso, é importante que pessoas ao redor que saibam ou desconfiam de algo se manifestem, pra estimular a procura por informações.

Guido foi o 114º neto recuperado. Cerca de 400 jovens argentinos seguem sem conhecer sua verdadeira identidade.

EMOÇÃO NO VATICANO

O Papa Francisco, que esteve com Estela Carlotto em abril de 2013, no Vaticano, recebeu com emoção a notícia da descoberta do neto da presidente das Avós da Praça de Maio.

— Foi uma notícia que nos emocionou muito. Deus quer seguir premiando a perseverança no amor, que alimenta e fortalece o espírito de reconciliação nacional, e transforma em realidade as profecias do Cântico dos Cânticos: “o amor é mais forte que a morte” — afirmou o monsenhor Karcher, oficial de protocolo do Vaticano.

Durante o encontro, em 2013, Estela entregou ao papa uma pasta com nomes dos jovens procurados pela organização, e uma carta em que pedia aos membros da Igreja Católica e seus paroquianos para que fornecessem as informações que têm sobre o paradeiro dos netos desaparecidos.

“Darei a mão a Bergoglio, agora Francisco, pela primeira vez, com emoção, com o orgulho pelo fato de ele ser um argentino, e esperando que ele ajude as avós”, afirmou Estela antes do encontro com o Papa.

Em março passado, durante uma entrevista, a presidente das Avós da Praça de Maio deu por resolvidas suas dúvidas sobre a atividade do Papa durante a ditadura militar na Argentina.


Do Jornal O Globo.