Gente Buscando Gente

Curta nossa página no Facebook

Cédula que homenageia as Mães da Plaza de Mayo é lançada na Argentina


Bilhete traz os principais símbolos do movimento por justiça na Argentina.
Edição foi lançada na quinta com a presença da presidente Kirchner.


A presidente argentina Cristina Fernández Kirchner lançou, na última quinta-feira (26), uma edição especial da cédula de 100 pesos argentinos que homenageia as Mães e Avós da Plaza de Mayo, um dos principais grupos organizados de luta contra o regime militar na Argentina e pela justiça das vítimas e familiares de vítimas da ditadura. A criação foi batizada de "Memória, verdade e justiça - um caminho rumo à identidade".

A cédula de 100 pesos argentinos equivale a aproximadamente R$ 36, e a nova edição, que, segundo a Casa de Moneda, não invalida as demais cédulas de mesmo valor já em circulação, inclui as mesmas novidades das cédulas impressas desde 2012: além dos mesmos mecanismos de segurança, o papel tem relevo em algumas partes, para que pessoas com deficiência visual possam identificá-lo.

Entre os símbolos escolhidos para a homenagem está o lenço que as mulheres amarram na cabeça, e se tornou uma das principais imagens do movimento, e uma cadeia de DNA que atravessa a cédula. Segundo a Casa de Moneda, a imagem foi escolhida porque os exames de DNA têm uma dupla condição: "A de aliado incondicional das Mães e Avós na árdua tarefa de restituição de identidades, e também para nos recordar que, graças a elas e a sua aposta pela vida, a necessidade de memória, verdade e justiça está para sempre em nosso código genético."

Na última terça-feira (24), a Argentina lembrou os 39 anos do último golpe militar no país.


*Do G1.